terça-feira, 17 de agosto de 2010

8º Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital - ACTA-MEDIA 8

Divulgação

Acta Media discute processo criativo nas artes tradicionais e nas novas mídias

In-Pacto, 8ª edição do simpósio internacional, aborda criatividade artificial, arte no mundo virtual, design e tecnologia, entre outros temas;

Reunir estudiosos brasileiros e estrangeiros de várias disciplinas buscando um denominador comum: processos criativos que estruturam a produção estética. Essa é a proposta do Simpósio Acta Media 8, In-Pacto, que pretende trazer a São Paulo uma visão comparativa dos processos criativos que ocorrem tanto nas formas mais tradicionais de arte como nas formas contemporâneas.

O Simpósio tem sua programação, totalmente gratuita, distribuída por 10 dias (entre 13 e 27/08). Os eventos ocorrem na Livraria da Vila dos Jardins, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
Para oferecer uma programação abrangente sobre artemídia e cultura digital, foram selecionados diversos pesquisadores, que pudessem ministrar palestras sobre os processos autorais mais tradicionais da Arte Africana e Afro-Brasileira, como dos mais contemporâneos, passando por cinema, robótica, música.

Nomes internacionais, como do nigeriano Babatunde Lawal, especialista em Arte Afro-Brasileira, do americano Oliver Speck (ambos professores da Virginia Commonwealth University - VCU) e do português Leonel Moura estarão ao lado de diversos pesquisadores brasileiros associados à USP, como Artur Matuck e Carlos Zibel, organizadores do Acta Media.

Alguns dos temas do Acta Media 8

Cultura e arte Afro-Brasileira - as professoras Gislene dos Santos e Dilma de Melo e Silva juntam-se ao professor Babatunde Lawal para discutir aspectos da cultura e da arte afro-brasileira, fornecendo um painel de visões diversas sobre o tema.

Processos autorais em música e rádio – o professor Volker Grassmuth, de nacionalidade alemã e que atualmente ministra um curso na USP, debaterá os processos autorais que envolvem a cultura REMIX na produção musical brasileira. Será acompanhado pelo músico colombiano Julian Jaramillo, que apresentará processos criativos que envolvem a produção radiofônica de caráter artístico, a Rádio Arte.

Design e Interatividade – o designer e arquiteto Carlos Zibel, coordenador do Curso de Design da FAUUSP, participa de mesa-redonda com pesquisadores do Grupo DeVIR. O design de interfaces gráficas digitais, o uso de programas genéticos e emergentes dotados de IA (inteligência artificial), bem como os sistemas digitais ubíquos e interativos, muitas vezes apoiados ou integrados nos equipamentos urbanos e edifícios, serão alguns dos pontos debatidos.

Criação artística digital - o pesquisador e artista plástico português Leonel Moura, que atualmente prepara uma peça de teatro com atores robóticos para o Instituto Itaú Cultural, abordará a criação artística digital realizada através de sistemas computacionais, com foco especialmente nos processos emergenciais que surgem a partir da atuação de computadores no processo de criação. A disciplina que se inaugura com esses processos tem sido chamada de Criatividade Artificial – uma derivação da disciplina já estabelecida denominada Inteligência Artificial.

Metas-escritura - o professor livre-docente Artur Matuck apresenta teoria própria, intitulada Metas-escritura, processos de uma arte-outra, que discute os processos criativos especialmente contemporâneos utilizados por artistas, tanto digitais como analógicos, no planejamento de suas obras. Segundo Matuck, atualmente, os processos criativos que antecedem a execução de obras “formam uma meta-linguagem que merece estudo e atenção, uma linguagem específica da arte, a chamada meta-arte”.

CLIQUE PARA VER A PROGRAMAÇÃO

Nenhum comentário: