Blogs em sala de aula

O USO DE BLOGS EM SALA DE AULA: uma experiência coletiva

Referência para citação deste artigo:
MENDES, Lina. O uso de blogs em sala de aula: uma experiência coletiva. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO. 7, 2009. Pernambuco. Anais... Recife: Ed. SENAC-PE, 2009, 1 CD.

INTRODUÇÃO

Este trabalho discute o uso de blogs como recurso educacional, tendo como base os resultados do Projeto Túnel do Tempo, desenvolvido em parceria com uma escola privada do município de São Paulo durante os anos de 2007 e 2008.

REFERENCIAL TEÓRICO

Algumas obras referem-se aos blogs como “gênero digital”. Marcuschi (2005) afirma que os gêneros relacionados à Internet são, prioritariamente, fundamentados na escrita, causam impacto na vida social (motivo pelo qual as discussões que os envolvem são sempre polêmicas) e têm várias similaridades com gêneros existentes em outros ambientes. Em outros artigos, contudo, é mais comum que se refiram a eles como “ferramentas digitais” (KOMESU) ou “meios eletrônicos”. Independentemente dessa classificação, blogs são “diários eletrônicos”, uma forma individual ou coletiva de se expressar na web e veicular fatos, idéias, pensamentos, reflexões. Criados nos mesmos moldes dos diários de papel (em geral secretos), nos quais um autor narra, em primeira pessoa, fatos de sua vida, os blogs, ao contrário, geralmente são públicos e, por estarem inseridos na rede, qualquer pessoa que, por ventura, digitar o endereço eletrônico em que está hospedado, poderá lê-lo.
Em virtude de sua capacidade de instigar a participação dos mais diversos tipos de público, pela velocidade de disseminação da informação, pela facilidade de construção e atualização, bem como pela rapidez com que podem ser encontrados e difundidos no mundo todo através da web, consideramos os blogs como um espaço colaborativo capaz de fomentar a divulgação e a construção do conhecimento, o debate e instigar a produção de texto. Por que, então, não trazê-los para a escola?
Segundo Richardson (2006), há inúmeras razões para se incentivar o uso de blogs na sala de aula, entre elas o fato de o blog ultrapassar as fronteiras escolares, ampliando as possibilidades de divulgação dos trabalhos dos alunos, fato que incentivaria atitude mais ativa até mesmo daqueles que costumam manter postura menos participante durante as aulas. Outro fator importante é a possibilidade de uma criação coletiva, que envolva um ou mais grupos de alunos e que pode incluir professores, favorecendo, assim, a interdisciplinaridade. Marinho (2007), por sua vez, afirma que um blog pode ser usado, na escola, como estratégia para incentivar e desenvolver o pensamento crítico e analítico, a criatividade, a intuição, a associação e, consequentemente, o pensamento analógico, além de combinar uma reflexão pessoal (“solitária”) com uma ampla interação social, desenvolvendo a capacidade de atuação do aluno tanto individualmente quanto em grupo (colaborativamente). Essa “escrita colaborativa” ocorreria tanto no momento em que um leitor insere um comentário num dado post, quanto durante a leitura desse post e de seus comentários por qualquer outro usuário da web. Outro fator positivo do uso de blogs em sala de aula é o fato de proporcionarem o registro e a documentação dos conhecimentos adquiridos nos mais diversos projetos de uma forma com a qual os alunos já têm bastante intimidade. Além disso, oferecem a possibilidade de enriquecimento dos seus relatos, com a inserção de imagens, ilustrações, sons ou links relacionados ao tema. (GENTILE, 2004).
Matéria publicada na Revista Eletrônica de Educação a Distância aponta sete motivos pelos quais os professores devem criar um blog (VON STAA, 2006): é divertido, aproxima professor e alunos, permite refletir sobre suas colocações, liga o professor ao mundo, amplia a aula, permite trocar experiências com colegas, torna o trabalho visível.

METODOLOGIA

O projeto Túnel do Tempo existe há três anos, e, há dois, suas etapas são publicadas em blogs sob responsabilidade dos alunos. É um projeto interdisciplinar, envolve todos os professores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos), bem como os alunos dessas turmas, e sua proposta é, além de ampliar o repertório cultural dos alunos com temas geralmente não abordados na escola, promover a integração entre séries e idades distintas. Assim, é proposto um tema ou um período sobre o qual os alunos deverão pesquisar, discutir e montar uma apresentação, que pode envolver teatro, artes plásticas, cinema ou qualquer outra forma de representação por eles escolhida. A seguir, é montado um calendário de reuniões de discussão e de encontros e, após cada uma dessas reuniões, um dos alunos deve postar no blog o que foi discutido e definido, bem como os próximos passos a seguir.
Em 2008, o projeto teve, como tema geral, Ética. Para cada grupo, foi atribuído um tema como Propaganda, Educação, Profissões, Internet, entre outros, num total de dez temas, e os grupos deveriam focar sua pesquisa sobre a Ética naquele assunto específico. Foram construídos, portanto, dez blogs, um para cada tema, e atribuídos logins e senhas de acesso para o responsável de cada grupo e seu suplente. O template utilizado foi o mesmo para todos os grupos e o primeiro post era padrão para todos os blogs. O objetivo dessa postagem era dar as boas-vindas aos alunos de cada grupo, informá-los do nome de sua dupla de professores orientadores, chamar-lhes a atenção para a possibilidade de edição das configurações do blog, além de dar-lhes algumas orientações iniciais e incentivar sua participação.
Após a primeira reunião, os alunos escolhidos para serem os responsáveis pela comunicação do grupo deveriam postar um relatório com as decisões tomadas e os próximos passos a serem seguidos. A manutenção dos blogs passou a ser, então, responsabilidade desses alunos, que, a partir desse momento, conforme orientação no post de boas-vindas, poderiam alterar o template original, bem como outras configurações.

Grupo Propaganda
Elegemos Bia (8°) como representante e PH (9°) como suplente.
Discutimos sobre ética, especialmente nas propagandas.
Combinamos que todos deveriam pesquisar sobre o tema e sobre as personalidades sorteadas para a reunião do dia 18/08.

1 Comentário - Lina disse...
Aí, Bia!!! É isso mesmo, assim que terminar a reunião, a gente já tem de postar as decisões para não nos atrasarmos! Bjks

O comentário da professora orientadora do grupo Propaganda estimula a aluna responsável pela comunicação a continuar desempenhando sua função de divulgar - rapidamente - o que foi discutido nas reuniões.

Grupo Profissões
Na nossa primeira reunião, dia 13/08/08... Logo depois de sabermos quem é cada um no grupo, elegemos 2 (dois) representantes: Henrique e Marco; não foi necessário votação pois houve apenas esses dois canditatos. Para anotar tudo que acontece em reunião escolhemos: Lorenzo. A professora presente foi Pamela. Nós converamos sobre o que é ética no geral, conversamos sobre a ética nas profissões, Pamela explicou os nomes recebidos para sorteio, quem eram e porque têm a ver com ética. Pesquisa sobre código de ética em profissões diversas: Medicina: Tereza; Luiza e Pamela; Empresas: Tadeu e Henrique; Direito: Marcelo; Murilo e Felipe; Educação: Arthur e Rodrigo; Segurança pública: Henrique; Lorenzo; Marco e Danilo.
Resumindo: elegemos os cargos e discutimos sobre ética fora e dentro do tema profissões e organizamos pesquisas para aprofundar sobre a ética profissonal.
(Não houve comentários.)

O post do grupo Profissões explica rapidamente, mas com riqueza de detalhes, as tarefas de cada aluno, bem como o que foi discutido na reunião. Ao finalizar a redação, o aluno faz, ainda, um resumo do que postou, mostrando que uma possível função dos blogs escolares seria a de fazer um registro capaz de propiciar o acompanhamento das atividades por um aluno que tenha faltado àquela reunião, por exemplo.

Grupo Internet
Nesse blog iremos escrever um diário nem tão diário das reuniões feitas na escola (ou fora dela) sobre o nosso trabalho. Essa reunião foi essencial para o andamento do trabalho, pois fizemos uma discussão sobre o que é ética. Mas essa reunião teve um motivo especial pelo qual ela foi tão importante: Decidimos quem vai ser representante! Depois de uma votação a Bruna foi eleita. Bem, voltando ao assunto, percebemos que o grupo estava bem preparado para essa reunião: Todos leram as fichas sobre ética. No final, todo mundo já havia entendido o que é ética, então começamos a discutir sobre "ética na Internet", as discussões variaram bastante, desde privacidade até correntes no Orkut. Bem... é isso, espere pelas próximas postagens. ATENÇÃO: A Lição de casa é a seguinte: Trazer escrito uma pesquisa sobre ética na Internet e quais são os planos, leis e banimentos contra a anti-ética na Internet. Trazer na próxima reunião: Dia 18 de Agosto.

Esse foi o segundo post do grupo Internet sobre a primeira reunião. O primeiro continha observações que poderiam parecer ofensivas a outros elementos do grupo. A professora, então, conversou com o representante, que se comprometeu a reescrevê-lo. Na reunião seguinte, a professora propôs algumas regras de etiqueta para postagens na rede. Observamos, assim, a importância do papel de mediador e orientador desempenhado pelo professor, em atividades que promovam a publicação de textos na Internet ou em outros meios de acesso público.

RESULTADOS

Vários problemas foram verificados durante o período em que acompanhamos esses trabalhos, tais como: demora ou falta de manutenção dos blogs; falta de compromisso dos alunos com relação à sua efetiva participação na manutenção dos blogs; uso de termos ou linguagem inapropriada e de baixo calão; esquecimentos; “pau” no computador; “espionagem” entre os grupos etc. Todas essas situações podem desmotivar o trabalho de um ou mais alunos do grupo, mas, de modo geral, os resultados foram positivos. A cada post ou comentário, surgiam novas possibilidades, novos possíveis objetivos para os blogs na educação, entre os quais, destacamos: (1) incentivar a participação de todos os envolvidos; (2) discutir a proposta de trabalho; (3) convocar os participantes para as reuniões; (4) controlar tarefas; (5) publicar textos para estudos; (6) divulgar trabalhos de alunos; (7) combinar encontros extra-classe; (8) sugerir textos, filmes etc. para complementação de atividades; (9) promover a interdisciplinaridade; (10) cobrar participaçao mais efetiva de membros do grupo; (11) minimizar desentendimentos; (12) agilizar a publicação de orientações; (13) propor tarefas; (14) aumentar o repertório do aluno; (15) divulgar links relacionados ao assunto tratado; (16) desenvolver habilidades quanto ao uso dos recursos digitais; (17) registrar e controlar a presença nas atividades; (18) propiciar o acompanhamento das atividades pelos alunos faltantes; (19) mediar e orientar discussões; (20) acompanhar a realização de tarefas; (21) ampliar a noção de ética na Internet.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O uso de blogs projeto Túnel do Tempo colaborou consideravelmente para a otimização do pouco tempo disponível para a realização dessa tarefa, uma vez que agilizou todo o processo (que deixou de ser exclusivamente desenvolvido na escola), podendo o aluno, assim, consultar (em qualquer lugar com acesso à Internet e a qualquer momento) as novas orientações e diretrizes.
Acreditamos que os blogs podem, realmente, despertar o interesse dos alunos e ampliar sua participação nos temas desenvolvidos em sala de aula ou em contexto exclusivamente digital (para o caso de trabalhos solicitados e avaliados através do blog, sem discussão em sala de aula) desde que sejam estimulados com posts frequentes, desafios constantes e propostas diferentes daquelas a que estão acostumados no seu dia-a-dia escolar.

REFERÊNCIAS

BALTAZAR, Neuza; AGUADED, Ignacio. Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2008.
BLOGS como ferramenta pedagógica. In: Revista eletrônica de EaD, SEED/MEC. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2008.
COTES, Paloma. Quer aprender? Crie um blog. 2007. In: Revista Época, edição 456, 12/02/2007. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2008.
FERREIRA, Margarida E. E. A utilização do blog na educação. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2008.
GENTILE, Paloma. Blog: diário (de aprendizagem) na rede. In: Rev.Nova Escola, ed.173, jun. 2004. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2008.
KOMESU, Fabiana. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio. (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. RJ: Lucerna, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: ______; XAVIER, Antônio. (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. RJ: Lucerna, 2005.
MARINHO, Simão Pedro. Blog na educação. Manual básico do blogger. 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2008.
REHDER, Maria. Professores usam blogs para educar. O Estado de S. Paulo, 20 out. 2008.
RICHARDSON, W. Blogs, wikis, podcasts and other powerful web tools for classroom. USA: Corwin Press, 2006.
TEIXEIRA, Ana Maria. Utilizando o blog no contexto educativo. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2008.
VON STAA, Betina. Sete motivos para um professor criar um blog. In: Revista Eletrônica de EaD, SEED/MEC. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2008.