terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Recursos digitais na sala de aula

A inclusão de recursos digitais em salas de aula ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores. Projetos desenvolvidos por meio de blogs e aulas interativas incentivam a maior participação dos alunos nas atividades escolares e proporcionam benefícios na aprendizagem.

Leia a íntegra da matéria publicada pela Agência USP sobre o uso de tecnologia em sala de aula, na qual a repórter Ana Carolina Athanásio entrevista esta blogueira.
ACESSE:
Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

6 comentários:

Débora, namorada do Luiz, disse...

Lina,
Que bacana!
Parabéns!!!
Beijos.

Helô Velanga disse...

Parabéns pelo artigo, Lina!
Acho que você tocou em vários pontos importantes a serem considerados. Como bem disse, essa garotada já é considerada nativa em relação à tecnologia. Acredito que nós, professores e migrantes tecnológicos, temos que acompanhar sim. O cerne da questão, a meu ver reside aí. Há ma enorme quantidade de professores que ainda resiste ao uso da tecnologia na sala de aula, apesar de fazer uso da mesma na sua vida pessoal [no mínimo controverso, não?] ou mesmo aqueles que nem capacitação possuem. Há também aqueles que acham que vão perder o emprego por causa da tecnologia e outros que piamente acreditam que vão colocar um chip na cabeça do professor [sic].
Por outro lado, há uma leva de professores da rede particular reivindicando, como você pontuou na sua entrevista, remuneração para às inúmeras horas gastas on-line ou na preparação de material como para usar na lousa eletrônica, por exemplo. Li na Folha de São Paulo a esse respeito nessa semana.
Entretanto, gostaria de lançar aqui uma questão para ser discutida: o uso abusivo e inadequado de muitas escolas da tecnologia para atrair mais "clientes", onde o professor passa de mediador a showman!!!
Concordo totalmente com você de que nós como professores não devemos ficar no passado, na velha estratégia GLS [giz, lousa e saliva] e buscarmos inserir e integrar a tecnologia à nossa prática pedagógica, pois é assim que os alunos aprendem e vivem hoje. Porém, temos que ter responsabilidade para não fazer de nossas aulas um palco, pois estamos lidando com a geração zapping e devemos e ensiná-los a trabalhar com o bombordeio de informações frafmentadas e, muitas vezes, superficiais.

Anônimo disse...

Oi Lina, tudo bom? Li o seu artigo no portal da USP notícias e após a leitura dele, despetou dentro de mim o desejo que eu havia há muito tempo (faltava coragem e planejamento) de abrir um blog voltado, sobretudo, para os meus alunos. Sou professor de geografia e acredito que seguindo o que foi estudado por você, o nível de aprendizagem dos meus alunos com certeza aumentará. Segue o meu blog para você acessar: angelotiago.blog.uol.com.br
Obrigado por despertar em mim essa motivação que há tempos estava "dormindo". Um abraço e parabéns pela pesquisa!
Angelo Tiago

L. disse...

É isso mesmo, Helô. Há um tempo trabalhei numa escola em que a diretora dizia "nós [os funcionários] estamos aqui para fazer o seu show acontecer"... A gente engole essas besteiras todas em nome do uso da tecnologia e não é nada disso!!!

L. disse...

Oi, Debora, bem vinda!!!! bj

L. disse...

Angelo, fui a seu blog, não deixe mais essa inspiração "dormir"... rss... continue acordado, pois está muito legal!