sexta-feira, 29 de abril de 2011

Museu Casa Guimarães Rosa

Site apresenta um tour virtual por Cordisburgo-MG, cidade natal do escritor.
Vale a pena entrar e conhecer. Você pode se deixar guiar ou ir clicando nas setas e outros símbolos amarelinhos que vão surgindo e fazer seu próprio percurso pelas ruas, vendas e outros cantos da cidade mineira. Imperdível!

Acesse o Museu Casa Guimarães Rosa

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ciclo de conferências sobre a Aprendizagem em Ambientes Virtuais

Ciclo de conferências sobre a Aprendizagem em Ambientes Virtuais, a Produção do Conhecimento e o Papel Social da Universidade na época das Redes Digitais – USP 2.0

Idealizado pela CTI – USP e pelo Centro de Pesquisa Atopos, o USP 2.0 pretende fomentar, no âmbito da Universidade de São Paulo, o debate e a reflexão acerca do significado e das dimensões qualitativas da adoção das tecnologias digitais de comunicação e informação na universidade, com a introdução da aprendizagem em ambientes virtuais, em cursos e disciplinas a distância e semipresenciais, a digitalização das bibliotecas, os atendimentos remotos, promovidos pela telemedicina, dentre outros.

O Ciclo consiste em uma série de conferências internacionais que acontecerão ao longo do ano. Além de Derrick de Kerckove, já estão confirmados Pierry Levy e Denise Kirkpatrick, da Open University, do Reino Unido. As conferências serão sempre acompanhadas de debates com professores da USP que, em diferentes unidades e em contextos diversos, estão empregando tecnologias digitais no ensino da graduação e da pós, na pesquisa e na extensão.

http://www.atopos.usp.br/


Abertura

‘Inteligência Conectiva e aprendizagem em rede’

Derrick de Kerckhove
Data: 29 de abril
Horário: das 13 às 19 horas
Local: Auditório da CTI-USP
Endereço: Coordenadoria de Tecnologia da Informação – CTI.
Av. Prof. Luciano Gualberto, tr. 3, nº51. Cidade Universitária.

(Enviado por Flor_do_lácio)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como a tecnologia democratizou a educação: case MIT OpenCourseWare

"Este mês o MIT OpenCourseWare comemora dez anos. A iniciativa da Universidade de dar acesso gratuito ao seu conteúdo acadêmico de mais de 2.000 cursos – videoaulas, estudos, exercícios, provas, listas de leitura, cobertura de eventos e palestras foi o pontapé da democratização da educação através da tecnologia. Desde então, mais de 100 milhões de pessoas acessaram o MIT OpenCourseWare. E, em honra aos seus dez anos, aqui estão dez maneiras em que esta importante iniciativa mudou educação".

Leia a matéria completa em INOVADORES ESPM


Disponível em: http://www.inovadoresespm.com.br/2011/04/como-a-tecnologia-democratizou-a-educacao-case-mit-opencourseware/. Acesso em: 27 abr 2011

Unesp disponibiliza 50 livros digitais gratuitos

Em dez anos, universidade quer atingir 1.000 títulos inéditos

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançou nesta quarta-feira 50 livros virtuais gratuitos. Os títulos, provenientes de uma parceria entre a Editora da Unesp e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), estão disponíveis no site da editora Cultura Acadêmica, vinculada à instituição (CLIQUE PARA ACESSAR).

Entre os títulos estão textos sobre história, letras, educação, psicologia, comunicação, música, geografia e urbanismo, teatro, política e ciências sociais, economia, arquitetura, filosofia, matemática e artes. É necessário fazer um cadastro para ter acesso às obras.

A coleção já contava com 44 obras, lançadas no ano passado. Desde então, foram feitos mais de 50.000 downloads, em um total de cerca de 205.000 acessos. A meta do projeto é publicar 1.000 títulos em dez anos, permitindo acesso à produção acadêmica da universidade.

Fonte: Revista Veja. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/unesp-disponibiliza-50-livros-digitais-gratuitos. Acesso em: 27 abr 2011.

As melhores redações da FUVEST

(Contribuição do Luiz Carlos, do Grupo Flor do Lácio)

A Fuvest divulgou nesta semana 56 das melhores redações do seu último vestibular.

Elas podem ser acessadas em: http://www.fuvest.br/vest2011/bestred/bestred.html

A proposta de redação, aplicada em 9/1/2011, também pode ser consultada em: http://www.fuvest.br/vest2011/provas/fuv2011_2fase_dia1.pdf

terça-feira, 26 de abril de 2011

Professor na rede

Avatar de professor
Docentes do ensino médio criam perfis em redes sociais e atualizam blogs para ajudar estudantes e criar laços para além da sala de aula.

Para ler a versão integral da matéria publicada no Estadão de 25 abr de 2011,
CLIQUE AQUI

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A história da educação paulista

Fonte: O Estado de S. Paulo - 10 abr 2011

Um pouco da história do sistema de ensino paulista agora está também na internet. O site temático Memória da Educação, que conta com parte do acervo do Arquivo Público do Estado, foi abastecido com documentos inéditos dos municípios de Campinas, Araraquara, Casa Branca, Guaratinguetá e Santa Cruz do Rio Pardo. São, principalmente, fotografias e relatórios. Ao todo, a página tem 25 mil documentos digitalizados - ou 90 metros lineares.

O Memória da Educação (CLIQUE PARA ACESSAR) é a primeira experiência neste formato do arquivo estadual, utilizando diferentes acervos para tratar de um mesmo tema. O documento mais antigo disponível no site é de 1842. Já o mais "recente" data de 1945.

Leia a matéria na íntegra: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110410/not_imp704196,0.php