domingo, 15 de maio de 2011

Discursos fragmentados

No ano passado trabalhei a fragmentação do discurso - presente na obra de diversos cineastas contemporâneos - com meus alunos do 9º ano e é muito legal perceber como eles encaram com naturalidade essa disposição dos fatos desvinculada do modo cartesiano como vemos o mundo (chamada não-linearidade), cuja marca mais visível é a fragmentação de um discurso que rompe com as sequencialidades de tempo, espaço, enredo, narrador etc. Talvez essa facilidade tenha a ver com o modo como eles veem a vida a partir de suas inter-relações via MSN. O que acham?

Sugestões de filmes para trabalhar a não-linearidade na escola (deve-se ver qual o mais adequado para a idade dos seus alunos!!): Ponto de vista (Forest Whitaker), Pulp-fiction (Tarantino), 21 gramas (Sean Penn), Babel (Brad Pitt), Amores Brutos (Gael García Bernal), A origem (Leo di Caprio), Efeito Borboleta (Ashton Kutcher), A cidade dos sonhos (David Lynch).... Vou acrescentar outros aqui conforme for me lembrando.

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