quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Resultados PISA 2009

Pisa 2009: Meninas brasileiras superam meninos em leitura, mas perdem em matemática e ciências

Rafael Targino
Em São Paulo


As meninas brasileiras superaram os meninos nas provas de leitura do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2009, segundo relatório divulgado na terça-feira (7) pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). As notas médias delas foram 29 pontos maiores que as deles.

Texto integral e gráficos estão disponíveis no Educação UOL

2 comentários:

asasd disse...

Legal saber disso, mas essa diferenciação entre o desempenho de meninos e meninas é efetivamente válido? Se tratando de educação, isso não demonstra que a escola apenas não está conseguindo exercer seu papel básico de desenvolver diferentes inteligências nas pessoas, e não apenas pontuar o q cada um tem mais facilidade... Sei lá, qual é a sua opinião?

L. disse...

Oi, Vanessa, não tenho informações pra opinar com conhecimento de causa sobre o tema, mas a meu ver - e isso é só minha opinião pessoal - ainda temos uma escola que valoriza os papéis sociais fossilizados da menina leitora e do menino bom em Matemática e Ciências (e, de certa forma, o resultado desse exame comprova um pouco isso, não?). Não acredito que isso seja uma questão de gênero, mas acho, como você, que é preciso dar condições para que as múltiplas inteligências apareçam.
Bj!