Do Estadão.
O uso de novas tecnologias na sala de aula, pouco a pouco, vai ganhando espaço na rotina pedagógica, mas educadores acreditam que a consolidação desse tipo de mudança ainda depende de muito esforço por parte dos professores.
Leia a íntegra da matéria de Lais Cattassini, do Jornal da Tarde, CLICANDO AQUI.
este blog propõe a divulgação de textos sobre tecnologia, leitura, escrita e outras discussões que passem pelos bancos da escola
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
O livro didático em tempos de mídias digitais
Rumo aos novos letramentos
Referência nos estudos de linguagem e na análise do livro didático, pesquisadora da Unicamp crê que está na hora de ampliar a oferta de materiais para uso em sala de aula
Em tempos de mídias digitais, o processo de letramento não deve mais restringir-se apenas aos impressos, diz a professora Roxane Rojo, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas e coordenadora do projeto de pesquisa "Multiletramentos e abordagem da diversidade cultural no ensino de língua materna. O papel dos materiais didáticos".
Apesar dessa restrição, a especialista, que participou da institucionalização do processo de avaliação dos livros didáticos ocorrido a partir da segunda metade dos anos 90, vê um processo de evolução dos materiais à disposição do professor que tem a missão de alfabetizar na escola contemporânea.
Revista Educação nº 161. Leia íntegra da entrevista CLICANDO AQUI.
Referência nos estudos de linguagem e na análise do livro didático, pesquisadora da Unicamp crê que está na hora de ampliar a oferta de materiais para uso em sala de aula
Em tempos de mídias digitais, o processo de letramento não deve mais restringir-se apenas aos impressos, diz a professora Roxane Rojo, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas e coordenadora do projeto de pesquisa "Multiletramentos e abordagem da diversidade cultural no ensino de língua materna. O papel dos materiais didáticos".
Apesar dessa restrição, a especialista, que participou da institucionalização do processo de avaliação dos livros didáticos ocorrido a partir da segunda metade dos anos 90, vê um processo de evolução dos materiais à disposição do professor que tem a missão de alfabetizar na escola contemporânea.
Revista Educação nº 161. Leia íntegra da entrevista CLICANDO AQUI.
Twitter na sala de aula
Twitter chega à sala de aula como ferramenta para aprender técnica literária
Escola usa regra básica do microblog, o limite de 140 caracteres por mensagem, para que alunos desenvolvam narrativa e concisão em minicontos
"O telefone tocou. Seria ele? O que ele queria? Ela já não havia dito que era o fim? Ela atendeu o telefone. Não era ele, era pior." Em apenas 140 caracteres, o permitido para cada post no microblog Twitter, adolescentes aprenderam, em sala de aula, a usar a rede social como plataforma para contar pequenas histórias como essa.
Leia a íntegra da matéria de Lais Cattassini, do Jornal da Tarde, publicada no Estadão de hoje CLICANDO AQUI.
Escola usa regra básica do microblog, o limite de 140 caracteres por mensagem, para que alunos desenvolvam narrativa e concisão em minicontos
"O telefone tocou. Seria ele? O que ele queria? Ela já não havia dito que era o fim? Ela atendeu o telefone. Não era ele, era pior." Em apenas 140 caracteres, o permitido para cada post no microblog Twitter, adolescentes aprenderam, em sala de aula, a usar a rede social como plataforma para contar pequenas histórias como essa.
Leia a íntegra da matéria de Lais Cattassini, do Jornal da Tarde, publicada no Estadão de hoje CLICANDO AQUI.
domingo, 17 de outubro de 2010
Exposição - arte e tecnologia
LIFE ON LINE OF LIFE - de 18/10 a 31/10
Na Galeria Olido - GRÁTIS
Avenida São João, 473
Telefones: 3331-8399 ou 3397-0171
A exposição oferece a oportunidade ao público de interagir com trabalhos de arte contemporânea de vanguarda feitos pela brasileira Martha Gabriel, artista premiada na Bienal de Florença (Itália); com performances internacionais; com a mostra paralela de arte e tecnologia desenvolvida por universitários da Universidade Anhembi-Morumbi; e com dois painéis de discussão reunindo artistas de outros países.
Idealização e desenvolvimento: Sabrina Nudeliman.
Curadoria: Martha Gabriel.
Co-curadoria: Junia Meirelles, Delmar Galisi, José M. Neto.
Produção: Andrea Borrotchin.
LEIA MATÉRIA SOBRE A EXPOSIÇÃO EM:
'Life on Line of Life' propõe uma arte de vanguarda
Na Galeria Olido - GRÁTIS
Avenida São João, 473
Telefones: 3331-8399 ou 3397-0171
A exposição oferece a oportunidade ao público de interagir com trabalhos de arte contemporânea de vanguarda feitos pela brasileira Martha Gabriel, artista premiada na Bienal de Florença (Itália); com performances internacionais; com a mostra paralela de arte e tecnologia desenvolvida por universitários da Universidade Anhembi-Morumbi; e com dois painéis de discussão reunindo artistas de outros países.
Idealização e desenvolvimento: Sabrina Nudeliman.
Curadoria: Martha Gabriel.
Co-curadoria: Junia Meirelles, Delmar Galisi, José M. Neto.
Produção: Andrea Borrotchin.
LEIA MATÉRIA SOBRE A EXPOSIÇÃO EM:
'Life on Line of Life' propõe uma arte de vanguarda
Assinar:
Postagens (Atom)