terça-feira, 13 de setembro de 2011

Escrita cursiva em tempos digitais

"Decisão americana de acabar com o ensino da letra cursiva abre discussão sobre as motivações do ensino ofertado às crianças na era digital"

Será mesmo que temos de parar de ensinar a escrever "a mão" só porque as crianças terão um computador à disposição?? Silvia Colello, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação da USP (Feusp) discorda: "É mentira dizer que a letra cursiva vai cair em desuso. Existem práticas usuais, como deixar um bilhete ou fazer a lista de supermercado, que continuarão a existir. E a escola não pode sonegar informação em nome de um futuro".
Para Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, a questão é bem mais embaixo: "A escola resistiu a socializar a escrita, sendo que a leitura foi socializada. Ler significa ver o mundo pelos olhos do outro. Escrever significa expressar a própria identidade. Querer que todo mundo escreva e se comunique é que é revolucionário."

Leia, na íntegra, a matéria "Mão Atadas", de Juliana Holanda, publicada na Revista Educação, ed. 173, de setembro de 2011, CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário: