sábado, 24 de setembro de 2011

Teoria de Resposta ao Item - TRI

Dois textos bastantes esclarecedores, que recebi do Luiz Oliveira, via Flor do Lácio, e que podem ajudar a compreender esse bicho-papão de exames como ENEM, SARESP e outros:

- Teoria de Resposta ao Item

- Aplicações da TRI no Brasil

Pra salvá-los em seu computador, acesse os documentos nos links acima e depois, já com a página aberta, clique em qualquer lugar com o botão da direita do seu mouse. Ao abrir a caixa de diálogo, clique em "salvar como".

Projeto de Formação de Mediadores de Leitura do PROLER

Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para propostas de cursos voltados à formação continuada de professores e bibliotecários, e outros mediadores de leitura, nas seguintes áreas:
- Contação de Histórias;
- Formação de Mediadores de Leitura;
- Literatura Infantil e Juvenil.

Para maiores informações, acesse o site do Edital, clicando AQUI.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fórum de Educadores do Insper vai debater o dilema: conteúdo versus habilidades

Divulgação

O Insper realiza, no próximo sábado, dia 17, o Fórum de Educadores, voltado para professores e pedagogos de instituições de ensino de todos os níveis – Fundamental, Médio e Superior. O evento vai debater o dilema ‘conteúdo versus habilidade’: como garantir, ao mesmo tempo, conteúdo e desenvolvimento de habilidades voltadas à resolução de problemas? Qual a medida entre as inovações pedagógicas e o preparo voltado às avaliações que nossos alunos enfrentarão? Quais os aprendizados esperados? Como as escolas podem planejá-los de modo eficiente?

Para esse encontro, são convidados todos os educadores a compartilharem perspectivas e experiências acerca desses questionamentos.

Serviço
Fórum de Educadores: Amenizando o dilema: conteúdo versus habilidades
Data: 17/09 (sábado)
Horário: das 08h30 às 12h00
Local: Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia – São Paulo, SP
Inscrições: http://www.insper.edu.br/forumdeeducadores

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Orientação sexual na escola: abordagens

Saiu uma ótima matéria na revista "Direcional Escolas" sobre abordagens de orientação sexual na escola.

É legal ler a opinião da Cida Lico, professora de Ciências do Colégio Ítaca e uma das entrevistadas, que afirma que há “muita informação visual, no entanto os estudantes permanecem quase que com as mesmas dúvidas de 20 anos atrás". Segundo ela, "falta um conteúdo que o aluno ainda não encontra fora da escola, foi deixado para a instituição fazer isso. Os pais continuam com dificuldade de admitir que o filho cresceu e também não têm a medida de como abordar [esse tema]".

Para ler a versão integral dessa matéria, CLIQUE AQUI.

Escrita cursiva em tempos digitais

"Decisão americana de acabar com o ensino da letra cursiva abre discussão sobre as motivações do ensino ofertado às crianças na era digital"

Será mesmo que temos de parar de ensinar a escrever "a mão" só porque as crianças terão um computador à disposição?? Silvia Colello, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação da USP (Feusp) discorda: "É mentira dizer que a letra cursiva vai cair em desuso. Existem práticas usuais, como deixar um bilhete ou fazer a lista de supermercado, que continuarão a existir. E a escola não pode sonegar informação em nome de um futuro".
Para Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, a questão é bem mais embaixo: "A escola resistiu a socializar a escrita, sendo que a leitura foi socializada. Ler significa ver o mundo pelos olhos do outro. Escrever significa expressar a própria identidade. Querer que todo mundo escreva e se comunique é que é revolucionário."

Leia, na íntegra, a matéria "Mão Atadas", de Juliana Holanda, publicada na Revista Educação, ed. 173, de setembro de 2011, CLICANDO AQUI.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Arte e ciênca: razão sensível

Divulgação.

Explorando o universo das artes visuais e das ciências, a oficina promove a interação teórica e prática do saber racional junto ao sensível, ao inspirar dinâmicas educativas verdadeiramente interdisciplinares e criativas. Através da análise de estruturas da natureza, e posteriormente de obras artísticas e arquitetônicas, são traçadas as relações dessas com a matemática, a biologia, a química e a física. Numa última etapa, são vistas as interligações da estética cinematográfica com a psicologia, que contribui no entendimento de aspectos cognitivos do imaginário, da sensibilidade e do processo criativo.

Mesa-redonda, no dia 18 de novembro, das 9h30 às 12h, com participação dos convidados: Profª. Ms. Cristiane do Rocio Wosniak (bióloga e coreógrafa – FAP e UFPR); Prof. Dr. Fernando Luís Fogliano (físico e fotógrafo – Centro Universitário Senac-SP); Prof. Dr. João Francisco Duarte Junior (estética e arte-educação – IA-Unicamp). Mediação e ministrante das oficinas: Prof. Solano R. dos Santos – arte-educador (especialista em mídias e tecnologias na educação).


Para maiores informações acesse o Portal Centro Cultural Banco do Brasil

Preconceito e intolerância em Caçadas de Pedrinho

O texto de Marisa Lajolo, definitivo quando se fala da polêmica acerca do preconceito na obra de Monteiro Lobato, foi publicado na Revista Emília.

[...] Qualquer proposta de um paratexto que corrija a história passa por cima da frase final do livro, que se encerra com Tia Nastácia tomando o lugar de Dona Benta no carrinho puxado por Quindim exclamando: “Tenha paciência, (...) Agora chegou minha vez. Negro também é gente, Sinhá...”
Evidentemente, essa fala de Tia Nastácia não manifesta postura política equivalente a lutas, conquistas e estratégias contemporâneas assumidas por movimentos empenhados na construção da identidade negra. Mas a fala de Tia Nastácia é o que se tem, e o que talvez melhor combine com o modo de ser da personagem ao longo da obra lobatiana. É pela boca e pela atitude da cozinheira negra que a igualdade de direitos é reivindicada, como foi pela boca e pela atitude dos animais que os riscos de degradação ambiental foram tematizados no livro.
O que não é pouco, creio...
Creio, aliás, que é muito.
Mas, como já disse, não é a intenção destas mal traçadas desqualificar as recentes críticas a Lobato. Nada disso. A questão é mais ampla. [...]


Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI.

Pesquisa Escolar Parceiros na Aprendizagem


Mais uma iniciativa da Microsoft - Educadores inovadores.

"O intuito da Pesquisa não é fazer ranking das melhores escolas, mas sim ajudá-las a compreender como está sendo desenvolvido o ensino em sua unidade escolar. Trata-se de um conjunto de ferramentas de pesquisa que as escolas podem utilizar para obter relatórios de dados voltados para a ação, com exemplos reais de como sua escola pode desenvolver as práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, para trabalhar as habilidades do século 21 nos alunos".

Para saber mais, acesse o blog do projeto, CLICANDO AQUI.

Você também pode entrar no site http://www.pilsr.com. No canto superior da tela, à direita, mude o país para “Brazil”, assim o idioma será alterado automaticamente para o português.