quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cinema nacional em sala de aula!

Trabalho com cinema em sala de aula há 6 anos, mas confesso que essa notícia mais me preocupa do que agrada... Antes de obrigar o professor a passar duas horas de filme nacional por mês na escola, que tal propiciar formação para esse professor, para que a sessão de cinema em sala de aula não acabe por ser apenas um momento de lazer, ou pior, de reclamação, para professores despreparados e alunos desestimulados, sem condições de usar criticamente essa oportunidade?
Os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi refletem a esse respeito no artigo A OBRIGATORIEDADE DO CINEMA BRASILEIRO NAS NOSSAS ESCOLAS, publicado no blog das Editoras Ática e Scipione.

"Enquanto telenovelas, telejornais, videoclipes e filmes de cinema dominam a forma de encarar e pensar o planeta, os cidadãos ainda não aprendem (e, portanto, não são convidados a refletir) que essas formas de expressão são resultado de uma construção com roteiro, direção e montagem. Tomam por verdade o que lhes é apresentado, com baixíssimos níveis de reflexão".

Leia o texto integral em: