sexta-feira, 22 de julho de 2011

Workshop Microsoft Brasil - Parceiros na aprendizagem

Evento voltado à discussão e troca de experiências entre educadores brasileiros. No final do evento, serão divulgados os vencedores da 6a edição nacional do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011.

Quando: 03/agosto - das 14h às 19h
Contato: 11-3595-9389
E-mail: microsoftrsvp@agenciagude.com.br

Congresso Infâncias e Brinquedos de Ontem e Hoje

O Congresso Nacional Infâncias e Brinquedos de ontem e hoje congrega pesquisadores de instituições nacionais, com os quais o CABE e o GEPEMC mantêm intercâmbio e desenvolvem significativas parcerias.

O Congresso pretende firmar e ampliar o intercâmbio entre pessoas e instituições interessadas nas questões referentes aos estudos sobre infâncias e brinquedos e temas relevantes para esse campo, além de fortalecer a formação de educadores sensíveis às infâncias, aqui entendidas no sentido literal - a primeira etapa da vida, mas também como um ser sem idade, transformador e criador de experiências.


Mais informações e inscrições: http://www.portaldobrinquedouff.com.br/congresso/

EUA abandonam ensino da letra de mão

Defensores da medida, que provoca polêmica, argumentam que as crianças não necessitam mais escrever com caneta no papel

O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional em Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados americanos que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).

O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel.

Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores.

Para saber mais sobre essa atitude bastante polêmica, leia a matéria na íntegra: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110718/not_imp746256,0.php

Livros para tablets oferecem uma nova experiência de leitura

Para ver, ouvir e jogar

Com influência dos games e da internet, os livros para tablets oferecem uma nova experiência de leitura

Danilo Venticinque


Na passagem da era analógica para a digital, poucos produtos mudaram tão pouco quanto o livro. Os e-books já são um sucesso, sem dúvida: nos Estados Unidos, o formato digital já é o mais vendido, superando os livros de capa dura, brochura e de bolso. Mas, até agora, dispositivos como o leitor digital Kindle, da Amazon, oferecem ao leitor uma experiência quase idêntica à dos livros de papel: letras pretas sobre um fundo branco, como o alemão Johannes Gutenberg concebeu há mais de cinco séculos e meio. A nova safra de livros para o iPad pretende revolucionar esse formato e transformar o hábito da leitura, incorporando vídeo e games aos textos e usando a capacidade multimídia dos tablets.

Nos últimos meses, dois grandes lançamentos interativos despertaram a atenção (e a euforia) das editoras para o potencial dos livros interativos. No campo da não ficção, o grande destaque foi o aplicativo Our Choice, continuação do documentário Uma verdade inconveniente, do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Desenvolvido por Gore em parceria com o designer Mike Matas, Our Choice é organizado em capítulos, como um livro tradicional. Mas cada capítulo contém uma série de conteúdos interativos, áudio e fotos em alta defi-nição, que podem ser ampliadas pelo leitor com um toque dos dedos. Os 19 capítulos de Our Choice também têm embutidos mais de uma hora de documentário. Um filme dentro do livro.

Leia a matéria na íntegra em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI250026-15220,00.html

Aluguel de e-books didáticos na Amazon

PublishNews - 19/07/2011 - Ricardo Costa

Nos EUA, estudantes poderão economizar até 80% do preço do livro didático impresso, alugando e-books Kindle


A Amazon anunciou nesta segunda-feira, dia 18, um novo negócio na sua Kindle Store: o aluguel de livros didáticos – o Kindle Textbooks.
A partir de agora estudantes podem alugar e-books didáticos para Kindle por períodos de 30 a 360 dias, pagando até 80% menos do que custaria o livro impresso. Eles ainda podem estender o aluguel - até por apenas um dia - ou decidir pela compra do livro que estão lendo. Uma das vantagens é que o aluno guardará suas anotações.
“Quando eles vendem um livro impresso usado no final do semestre perdem todas as suas anotações que fizeram no texto ou nas margens. Com o Kindle Textbooks isso não vai acontecer. As anotações ficarão guardadas na Amazon Cloud e o sistema de sincronização do Kindle e estarão disponíveis a qualquer momento, em qualquer lugar, mesmo depois do fim do aluguel. E se adquirir o livro no futuro, as anotações serão sincronizadas com o e-book comprado”, comentou Dave Limp, vice-presidente da Amazon Kindle.
O serviço foi lançado com obras da John Wiley & Sons, Elsevier e Taylor & Francis, e estará disponível também em todas os aplicativos Kindle para PC, Mac, iPad, iPod touch, iPhone, BlackBerry, Windows Phone e equipamentos que rodam Android.

Fonte: http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=64252