quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Celular: Inimigo ou aliado?

Após 3 dias de estudo do meio - e compras!! - com meus alunos em Tiradentes-MG, começo a semana nesta 5a feira com um projeto de leitura para o 8º ano, o "Ler é legal", uma experiência em que a autonomia pretende andar ao lado da responsabilidade. Vamos ver no que dá, logo mais publico os primeiros resultados.

E por falar em resultados, hoje conversei com a simpaticíssima repórter Marina Azaredo (que, como eu, ainda acredita ser possível melhorar o mundo - dá-lhe, Marina!!), da revista Educar para Crescer, sobre meu trabalho com o uso do celular na escola.
Leia os principais pontos da nossa conversa AQUI.

domingo, 12 de setembro de 2010

2o SEMINÁRIO A SOCIEDADE EM REDE E A EDUCAÇÃO

É preciso inscrever-se para participar. Estarei lá em alguns horários possíveis e vou tentar twittar o evento. O texto abaixo é de divulgação. Maiores informações no site da Rede Vivo Educação.

CONCEITO
O 2o Seminário será uma nova e mais intensa oportunidade de conversar sobre as exigências de uma nova educação para uma nova sociedade (a sociedade em rede).
Terá um formato inovador, ouvindo especialistas-chave, promovendo um inédito festival de educação inovadora, abrindo espaço para as pessoas poderem conversar sobre os temas de sua escolha, estimulando a elaboração coletiva de projetos de educação inovadora (aprendizagem em rede).

OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
- Difundir o conectivismo como nova teoria da aprendizagem compatível com a sociedade em rede.
- Continuar investindo na formação de sistemas sócio-educativos – comunidades de aprendizagem em rede.
- Construir um caminho próprio de abordagem do tema e de investimento socialmente responsável, alçando vôo (sem se contrapor diretamente) sobre o terreno já muito pisado pelas instituições e programas que ainda entendem a educação a partir do tripé escola-ensino-professor.
- Criar pontes com os inovadores em educação e incentivar os seus esforços.

FORMATO
Será realizado simultânea e integradamente em diversas cidades brasileiras, sob o formato de interação distribuída compondo um Hub em São Paulo e Arenas as demais cidades.
Os escritórios da Vivo em todo o Brasil abrirão suas portas para receber os grupos locais, e você também poderá abrir as portas de sua casa, da escola, de empresas, de ONGs para serem Arenas, basta criar um tópico aqui abaixo no Fórum de Discussão sob Título ARENA (CIDADE/ESTADO), e articular para que as pessoas de sua cidade/estado se conectem.
As pessoas interessadas em articular/organizar as Arenas elaborarão a sua própria programação respeitando a grande geral de programação do Seminário, bem como seus objetivos. Para tanto, a proposta central será a de ao final dos dias de Seminário as Arenas apresentarem projetos elaborados coletivamente pelos conectados de uma nova forma de aprendizagem em Rede e que possa ser implementado em conjunto por todos.
O evento será transmitido e contará com mecanismos de interação via web.

PROGRAMAÇÃO
Dias 14, 15 e 16 de setembro

LOCAIS
Teatro Vivo – Hub Vivo (capacidade 300 pessoas)
Galeria Vivo (para realização de dinâmicas de conversação)
Escritórios da Vivo – Arenas Vivo (utilizar salas de Videoconferência)
Pessoas e Organizações poderão ceder seus espaços para a realização das Arenas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fim do congresso, Pernambuco, tecnologia...

Hoje foi o último dia do congresso. Certificados entregues, compras na feirinha do SENAC, despedidas, passeio pelo centro histórico de Recife, carona "dahora" com os amigos da Débora Valletta, super companheira nipo-italiana desses dias todos. Fica, deste congresso, uma experiência de participação bem mais intensa do que a do ano passado; acho que o minicurso do João Mattar colaborou bastante pra isso, pois saí de lá com a sensação de que já tinha ouvido falar de tudo aquilo que ele estava dizendo, só que nunca tinha ido pra frente do computador pra entrar e fuçar nos links todos que ele sugeriu - e postou - em seu delicious. Ele também tem um blog bem legal, linkado na lista de blogs aqui do forno, confira.

Todo mundo sabe que eu adoro Recife e Olinda e sempre que tenho uma oportunidade qualquer, caio pra esses lados. Mas muito mais do que um ponto turístico fabuloso, com um povo deliciosamente acolhedor, pude sentir, desta vez, no ar daqui, uma ação voltada pro uso da tecnologia que deixa muitos estados "no chinelo". Os professores estão preocupados com a inserção no mundo digital e não apenas a dos alunos, como também a sua. E isso é muito legal, é um movimento que, nos próximos anos, pode nos trazer excelentes surpresas. Dá-lhe, Pernambuco!

E pra saideira, amanhã, se não chover, vou tentar ir à praia, pois também sou filha de Deus. À tarde volto pra São Paulo com a mala cheia de "bolo de rolo", um sotaque carregado que vai demorar uns bons dias pra sumir e no peito uma saudade do mar que só Fernando Pessoa e Caymmi seriam capazes de descrever. Despeço-me, então, com eles, porque "o mar quando quebra na praia é bonito, é bonito...".

Olhando o mar, sonho sem ter de quê.
Nada no mar, salvo o ser mar, se vê.
Mas de se nada ver quanto a alma sonha!
De que me servem a verdade e a fé?
(...)
Se tive amores? Já não sei se os tive.
Quem ontem fui já hoje em mim não vive.
Bebe, que tudo é líquido e embriaga,
E a vida morre enquanto o ser revive.

Nos fios da África: projeto de contação de histórias

Acabo de saber que "Nos fios da África", meu projeto de contação de histórias, desenvolvido em parceria com a tecelã Carmem Leister Silveira, foi aprovado no Edital de Chamamento da Prefeitura de SP.
Nos próximos 18 meses, integraremos o grupo de "oficineiros, contadores de histórias e RPG" das bibliotecas de SP e estaremos por lá contando e tecendo fios e palavras. Aguarde!!

Veja a lista completa dos aprovados no site da Prefeitura de SP.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Congresso, artigo e cara nova do blog

Hoje foi um dia bem intenso no VIII Congresso Internacional de Tecnologia e Educação aqui em Olinda. Palestras, minicurso sobre "Técnicas e Instrumentos de Avaliação na Perspectiva da avaliação por Competências" com a Profa. Targélia Albuquerque, e chuva. Depois visita ao Instituto Ricardo Brennand e 1h de táxi pra chegar no hotel. Trânsito igual ao de São Paulo, inacreditável!

Amanhã é o último dia de congresso e eu farei um mini curso com o Prof. João Mattar sobre "Web 2.0, games e mundos virtuais em educação".

Ontem, na chegada, apresentei meu artigo. Ele está publicado no CD que contém os Anais do Congresso e, aproveitando as mudanças na aparência do blog (já não era sem tempo!), inauguro uma nova página, na qual você encontrará o texto integral deste artigo (clique na guia "Celular e Expressão", logo abaixo do título do blog).

Por falar em mudanças no blog, além da cor e do visual (fase ecológica desta professora), você vai notar também que, junto ao campo "comentários", agora há um campo chamado "reação", no qual você pode expressar o que achou dos posts, basta clicar numa das carinhas. Aprendi isso ontem com o congressista Rodolfo da Nóbrega que sabia tudo - e mais um pouco - sobre blogs.

A propósito de blogs, para meu espanto, fiquei sabendo que já estão considerando blog como gênero! Não sei o que dizer... Na verdade, depois de estudar blogs durante tanto tempo sem encontrar ninguém que chamasse de gênero, acho que não consigo concordar muito com isso... De todo modo, vou buscar as referências que a colega Cristiane Burlamaqui, do Pará, me deu e ver pra crer.

É isso.
Amanhã às 6h30, o táxi estará na porta do hotel. Afe!!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

V Seminário Fala OUTRA Escola: carregando sonhos

Divulgação

O GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - tem sido espaço privilegiado para sistematizar e aprofundar a produção de conhecimentos e saberes na escola e na universidade, fomentando estudos e pesquisas de e com profissionais da educação.(...)
O último Seminário, realizado em 2008, abordou "Histórias Narradas & Cotidianos Vividos". Com o desejo de provocar diálogos sobre as produções cotidianas no trabalho escolar cinco eixos básicos incentivaram os debates: Formação no cotidiano escolar; Narrativa memória e autoria; Práticas curriculares em e com diferentes áreas de conhecimento; Experiências pedagógicas compartilhadas e Reflexividade e trabalho coletivo.

Em 2010, histórias de vida e de docência de quatro professoras do estado de Sergipe, retratadas no filme "Carregadoras de Sonhos", inspiram o nosso Seminário.
"Carregando sonhos" seguimos apostando na produção e partilha de narrativas que dão vozes e sentidos a uma "escola outra", fomentando diálogos e debates acerca das relações e saberes construídos na instituição escolar.

Convidamos todos à partilha de experiências que alimentem sonhos em salas de aula... Narrar, questionar e assim, produzir práticas diferenciadas na construção da escola de nossos sonhos (compartilhados)!

Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento: V Seminário Fala OUTRA Escola

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem

Divulgação

Já estão disponíveis, no endereço eletrônico www.ufpe.br/nehte/simposio2010, os conteúdos programáticos dos minicursos que compõem a série de atividades da terceira edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem. Dirigido a professores, alunos e pesquisadores em geral, o Simpósio acontece nos dias 02 e 03 de dezembro deste ano, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.
Os interessados devem escolher entre as seguintes opções de minicursos: Cartografia cognitiva: o uso de hipertexto nos mapas conceituais, ministrado pela professora Maria Auxiliadora Silva Freitas (CEDU/UFAL); Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus, ministrado pelos professores Alexandro Gomes (CIN/UFPE) e Francisco Petrônio Medeiros (IFPB); Redes sociais em educação: aplicações, ferramentas e estratégias para o ensino, ministrado pelo professor Lafayette Melo (IFPB) e; Nós somos os nós e a escola é a rede, ministrado pelo professor Luiz Fernando Gomes (Uniso/SP).

Na ocasião, estarão presentes estudantes, professores e profissionais ligados às áreas de Letras, Educação e Informática de diversas universidades brasileiras. Entre os participantes confirmados estão os pesquisadores Antônio Carlos Xavier e Nelly Carvalho (UFPE) e o filósofo Pierre Levy, professor titular da cadeira de “Pesquisa em Inteligência Coletiva” da Universidade de Ottawa, no Canadá.

O Simpósio Hipertexto tem periodicidade bienal. Sua primeira edição aconteceu em 2006 e a segunda em 2008, ambas no campus da Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para apresentação de trabalhos já estão abertas e podem ser feitas no site do evento, no endereço eletrônico www.ufpe.br/nehte/simposio2010.

Os interessados podem efetuar a inscrição nas modalidades: sessão de comunicação (professores e estudantes de pós-graduação) e pôsteres (estudantes de graduação). Haverá premiação para o melhor pôster apresentado entre os alunos de graduação.

Mais informações
www.ufpe.br/nehte/simposio2010
simposiohipertexto@gmail.com

Fonte: AN-UFPE