segunda-feira, 31 de maio de 2010

Conferência: "Gêneros textuais e desenvolvimento"

O LAEL, PUCSP convida para a conferência de Jean-Paul Bronckart, Universidade de Genebra, Suíça:

"Gêneros textuais e desenvolvimento"

Sexta-feira, 11/06/2010, 9:00
Auditório 333 (Prédio Novo) - PUC-SP
Rua Monte Alegre 984
Perdizes CEP 05014-001 São Paulo SP
Tel (11) 3670-8501

domingo, 30 de maio de 2010

2083

2083
VICENTE MUÑOZ PUELLES
Ed. Biruta, 112p. R$30,00.

Pra quem assistiu a "Farenheit 451" (Truffaut, 1966) em plena infância, como eu, o tema do "fim dos livros" já está pra lá de gasto. A polêmica, no entanto, é sempre reacesa, e os e-readers (leitores de livros digitais como o Kindle, por ex.) só vieram pôr lenha na fogueira - a 451ºF (que infame!).
Na esteira da discussão preferida de Umberto Eco nos últimos tempos, o espanhol Vicente Muñoz Puelles lançou "2083", pela Editora Biruta. Trata-se de narrativa ficcional infanto-juvenil na qual discute-se justamente o tão propalado "fim dos livros de papel". O autor vai além, e propõe ao leitor que se imagine no ano de 2083, quando o livro eletrônico também já não existe mais! Curioso, não?
De todo modo, me parece bem mais fácil sumir com o livro digital do que com os livros de papel, basta acabar com a energia do planeta que tudo o que precisa de uma tomada pra ser recarregado virará objeto de decoração. Enfim, estou bem animada com a leitura. Apesar de não acreditar no fim dos livros de papel, sou uma grande entusiasta das tecnologias e não vejo a hora de pedir pra alguém trazer um Kindle lá de fora pra mim.

Vou ler e depois comento (ver comentário neste mesmo post).

Sinopse:
O fim dos livros de papel e tinta está próximo. Restarão poucos exemplares: as antiguidades valiosas ou as relíquias de família.

Verdade? Ilusão? Fantasia?

Imagine-se agora em 2083 e surpreenda-se: o livro eletrônico também não existe mais. O que restou das histórias e dos autores que admiramos? Desapareceram sem deixar vestígios? Não! Seria impossível destruir os textos que nos emocionaram, que nos fizeram viver melhor e nos tornaram mais humanos.

Não se desespere, todos sobreviveram e você poderá conhecê-los bem perto, numa viagem de turismo... no modo amplificador de inteligência. Embarque na bibliotravel.

Para saber mais, acesse a página da Editora Biruta.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Não contem com o fim do livro


NÃO CONTEM COM O FIM DO LIVRO
Humberto Eco; Jean-Claude Carriere
Ed. Record, 272 p., 2010, R$39,90

O livro não está condenado, como apregoam os adoradores das novas tecnologias?

O desaparecimento do livro é uma obsessão de jornalistas, que me perguntam isso há 15 anos. Mesmo eu tendo escrito um artigo sobre o tema, continua o questionamento. O livro, para mim, é como uma colher, um machado, uma tesoura, esse tipo de objeto que, uma vez inventado, não muda jamais. Continua o mesmo e é difícil de ser substituído. O livro ainda é o meio mais fácil de transportar informação. Os eletrônicos chegaram, mas percebemos que sua vida útil não passa de dez anos. Afinal, ciência significa fazer novas experiências. Assim, quem poderia afirmar, anos atrás, que não teríamos hoje computadores capazes de ler os antigos disquetes? E que, ao contrário, temos livros que sobrevivem há mais de cinco séculos? Conversei recentemente com o diretor da Biblioteca Nacional de Paris, que me disse ter escaneado praticamente todo o seu acervo, mas manteve o original em papel, como medida de segurança (Humberto Eco)

Leia a íntegra em: http://digitalmanuscripts.wordpress.com/2010/03/13/nao-contem-com-o-fim-do-livro/

Não pretendemos fazer uma obra didática, mas um passeio por duas vidas que se dedicaram ao livro", contou Carrière ao Estado, em entrevista por telefone de Paris realizada em janeiro. "É um livro de reflexão, que mostra não apenas nossas manias, mas também o saber visto com alegria.
Leia a íntegra em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100527/not_imp557256,0.php

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010

Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação

Estão abertas até o dia 02 de julho as inscrições para a quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizem tecnologia em processos de ensino e aprendizagem.

Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:

1) Ensino Básico

Podem se inscrever duplas de educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.): Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), instituições de ensino sem fins lucrativos (ONGs, Fundações, etc).

• Inovação em Comunidade
• Inovação em Colaboração
• Inovação em Conteúdo

2) Ensino Técnico

Podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas.

•Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas

Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.

Premiação

O Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, doze projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do Prêmio que será realizado em São Paulo no mês de agosto.

Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas ideias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.

Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.

Para acompanhar as novidades do Prêmio, confira: www.educadoresinovadores.com.br

Mais informações no Blog: http://educadoresinovadores.spaces.live.com

Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova

Para mais informações:
Criax Comunicação Organizacional
(11) 3817-4665
E-mail: contato@educadoresinovadores.com.br

terça-feira, 4 de maio de 2010

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Esse congresso é muito bom, estive lá no ano passado, e - se aceitarem meu artigo - este ano estarei lá de novo.

Tema: EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS
Período: 08, 09 e 10/09 de 2010
Local: Centro de Convenções de Pernambuco

As inscrições dos trabalhos serão realizadas no período de 01 de abril a 31 maio de 2010 e o(s) trabalho(s) a ser(em) apresentado(s) deverá(ao) estar relacionado(s) com um dos eixos temáticos:
Educação Formal e Informal;
Educação de Jovens e Adultos;
Educação Inclusiva;
Educação Profissional;
Educação Superior;
Tecnologia da Informação e Comunicação;
Temas Contemporâneos na Educação (Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Inclusão Digital, etc).

Para mais informações, acesse:
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO